domingo, agosto 24, 2014

VASSALAGEM

Como um vassalo aos pés d'uma rainha,
De olhar patrício e fronte misteriosa,
Uma radiante borboleta vinha
Ajoelhar-se defronte d'uma rosa.
     
Tombava a noite. E o pequenino insecto,
Na delicada folha que o sustinha,
Fitava a rosa, indo ajoelhar-se inquieto,
Como um vassalo aos pés d'uma rainha.
    
Ouve-me agora... Aquela flor tremente
Eras tu, eras tu, meiga andorinha!
E eu sou o insecto que, serenamente,
Se vem ajoelhar na tua frente,
Como um vassalo aos pés d'uma rainha.
     
                  Eugénio de Castro

11 Comments:

Blogger H said...

Que calida poesia, cuanto aroma derracha esa simbiosis entre la mariposa y la rosa.

Me ha encantado.

2:27 da manhã  
Blogger lichazul said...

cuando el corazón anda en amores , el otro se transforma en un rey/na

buena semana

1:58 da tarde  
Blogger vieira calado said...

Muito lírico, muito belo!
Saudações poéticas!

1:53 da manhã  
Blogger Graça Pires said...

Que delicadeza de poema, este, de Eugénio de Castro!
Um abraço.

3:27 da tarde  
Blogger Rita Freitas said...

Tão bonito!

Obrigado por partilhar :)

11:14 da manhã  
Blogger MaRía [Capri ] said...

Hermoso poema de Eugenio de Castro.

Rey o vasallo
pero que el sentir esté equilibrado

Gracias por tu visita

un abrazo !!

11:19 da tarde  
Blogger Sônia Brandão said...

Eu amo a poesia de Eugénio.

Um abraço.

4:32 da manhã  
Blogger tulipa said...


Uma radiante borboleta vinha
Ajoelhar-se defronte d'uma rosa.
Eras tu, eras tu, meiga andorinha!

Belo poema de Eugénio de Castro!
Obrigado pela partilha.

Por aqui a vida continua
tentando estar o mais possível
na companhia dos netos
a escola está quase a começar
e os tempos juntos vão escassear.

Por falar em netos:
sinto que já não tenho
o meu BEBÉ...
fez ontem 8 anos...
Nestes seus oito anos tem sido
uma força para eu continuar!
...
Só peço mais alguns anos de vida para o ver crescer com muita saúde, amor e felicidade...

e, logicamente ontem todos
os meus pensamentos e imagens
foram ao encontro ao que vivi nestes 8 anos com ele,
daí que tenha feito um post sobre a nossa vivência,
no blog:

http://pensamentosimagens.blogspot.pt/

Caso tenha tempo e disposição Manuel
dê um saltinho aos outros meus cantinhos, onde mostro como tem sido o meu agitado mês de Agosto.

http://momentos-perfeitos.blogspot.pt/

http://tempolivremundo.blogspot.pt/

Fique bem.
Beijos da Tulipa/Ester

8:09 da tarde  
Blogger Cláudia said...

Muito bonito =)

Obrigado pelo comentário.

Beijocas

8:29 da tarde  
Anonymous Verdinha said...

Neste dia do blogue, venho agradecer a sua amável visita ao meu blogue que "abandonei" mas não fechei por ele ter muitos sentimentos expressos por mim e pelos meus amigos bloguistas que me deixaram sempre comentários formidáveis. A vida fez com que tive que me afastar da blogosfera. Mas vejo que o Manuel continua em grande forma !
Beijinhos da
Verdinha

9:15 da tarde  
Blogger ოᕱᏒᎥꂅ said...

muy bonito.... y ese tipo de vasallaje muy elegante
gracias por visitar mi casa
te dejo un beso

11:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home