sábado, março 21, 2009

PRIMAVERA

Faz hoje um lindo sol peninsular,
É o dia mais bonito dos deste ano
Encanta a vista a transparência do ar
E o céu é dum azul napolitano.

Um galho de roseira florescente
Que a aragem faz bater-me na janela
Parece mesmo estar chamando a gente
E oferecer o aroma, os botões dela ...

Ergo a vidraça à luz fulgente e amiga,
Colho uma rosa meio aberta e branca
Coloco-a em água numa jarra antiga
E ponho a jarra sobre a minha banca;

Mal na mesa a coloco dá-se um caso
Que é de gerar o mais estranho enlêvo:
A rosa debruçada sobre o vaso,
Vai perfumando e lendo o que eu escrevo ...

Do canto, onde trabalho, vê-se o rio
Através dos chorões curvos das margens,
Seguir pausado, como um rei sombrio
Por dupla fila de inclinados pagens.

E aquela massa de águas, alterosa,
E na doce paisagem, destoante
Como, numa boceta leve e airosa,
Um verso austero do Divino Dante;

Porque é um terno idílio tudo o mais,
Porque é tudo o restante ingénuo e ledo
A virginal brancura dos casais,
O verde tenro e novo do arvoredo.

Nas hortas e valados, nos caminhos,
Cruzam-se vozes límpidas cantando,
Vozes de melro no himeneu dos ninhos,
Notas alegres como um vinho brando ...

E a ondulação das searas, onde os meus
Olhos alongo, num degrau da serra,
Lembra-me as invisíveis mãos de Deus
Acariciando as produções da terra.

Augusto Gil

19 Comments:

Blogger mariam [Maria Martins] said...

Manuel,

tão bonito!

já passam 1:20 do dia da POESIA!
mas 'ELA MORA AQUI. SEMPRE!
deixo um raminho de frésias frescas e o meu sorriso :)
mariam

1:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Querido amigo Manuel,

No inicio da Primavera, quero saudar-te com os sorrisos das flores.
Que elas, tragam ao teu coração o esplendor da alegria.

Que boa escolha do poema...

Beijinhos

Maria

2:56 da manhã  
Blogger cieloazzul said...

Besos.... muchos besos... con flores de primavera...

5:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se conseguisse do tempo o tempo para vaguear por aqui a toda a hora sem demora não hesitaria a viver grande parte do meu dia a contemplar placidamente esta harmonia

Beijo

7:00 da tarde  
Blogger Sandra Daniela said...

... e assim abraçamos e damos as boas vindas á Primavera! Um beijinho

7:32 da tarde  
Blogger Concha said...

Decidi.
Este é o meu Clube de Poesia.

Um abraço

8:12 da tarde  
Blogger Sonho & Sedução said...

Enquanto vc recebe a primavera... deste lado do mar dou de encontro com o outono... época de folhas caídas e desencontros amorosos... Espero que minha tristeza passe mais rápido q esta estação...

BEIJO COM CARINHO

9:02 da tarde  
Blogger Baila sem peso said...

E hoje também fez Sol por aqui
ao poema "Primavera" eu lhe sorri!

É tão dolente, profundo e quente
como os que o Poeta, deveras sente!

Resta-me deixar-te um obrigada
À tua mão aqui, de poesia calejada

Uma boa semanita para ti
Beijinhos

1:45 da manhã  
Blogger fgiucich said...

Un día muy especial. Hermoso poema. Abrazos.

11:04 da manhã  
Blogger Unknown said...

Um poema de Augusto Gil que muito gosto! Bela escolha Manuel!

Beijinhos

11:42 da manhã  
Blogger Ana Maria said...

Que lindo!
Viajei nesse poema.
Beijos,
Ana Maria

1:03 da manhã  
Blogger PIER said...

Ho..!
Linda primavera.. como me gustas..
Hermoso escrito..
Te dejo abrazos, espero que tengas una buena semana.

3:33 da tarde  
Blogger Katina said...

Una bella poesìa agradecida por esa multitud de color que nos regalan las flores .
Las que tu sabes captar tan bien con tu càmara fotografica .
Primavera , esperanza para muchos , yo por acà al otro lado del globo comienzo el otoño el cual tambien posee una belleza aunque màs nostalgica.
besos.

6:22 da tarde  
Blogger Blog de alma said...

Aromas de vida....

2:37 da tarde  
Blogger Carla said...

linda esta primavera em forma de poesia
beijos

2:56 da tarde  
Blogger BETTINA PERRONI said...

Ola Manuel,

Tenìa rato que no pasaba a deleitarme con tus poesìas.

Quiero agradecerte los correos que me has enviado, fantàsticos como siempre.

Recibe un fuerte abrazo :)

3:02 da tarde  
Blogger Lúcia Laborda said...

Meu lindo amigo, essa poesia é maravilhosa! Traz o encanto da natureza e em cada verso, sente-se leveza e beleza!
Bom final de semana!
Beijos

8:33 da tarde  
Blogger Marinha de Allegue said...

A chegada da luz, da calidez do sol e o medrar dos días son motivo de ledicia...

Unha aperta Manuel.
:)

10:30 da tarde  
Blogger Paulina said...

Me encanta la primavera , mi estacion favorita del año , son sus colores , sus aromas, su temperatura.
Feliz primavera :D
Yo minetras me conformo con el otoño :(

2:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home