quarta-feira, junho 27, 2007

RENÚNCIA

Se necessário for que alguém padeça
e chore para que eu seja feliz,
por mais que o queira ser e que o mereça
prefiro continuar sendo infeliz.

Dizendo ao coração que cale e esqueça,
além do meu dever, nada mais fiz;
pelo menos que esta vida me ofereça,
o sofrimento alheio eu jamais quis.

Ventura, construída sobre a ruína
de outra que se desfez, traz, em surdina,
a amargura do pranto que causou;

dói menos renunciar a uma ventura,
que consegui-la e ver na desventura
de alguém, o preço enorme que custou.

Colombina

64 Comments:

Blogger Alice Matos said...

Normalmente os poemas que escolhemos espelham a nossa alma...
És uma pessoa linda...

Beijos...

3:54 da tarde  
Blogger Linda Paixão said...

Lindo! Grande mensagem, muitas vezes esquecida...
Os meus parabéns pela escolha e o meu obrigada pela partilha, pois não conhecia e adorei.
Beijos***

7:38 da tarde  
Blogger poeta_silente said...

Muitas vezes, o que pensamos que é sofrimento na realidade é paz.
Não aceitaría alguém ao meu lado apenas pq não me quer machucar. A sua falta de amor sería a maior dor - e, com certeza, percebida, mesmo que escondesse esta angústia a 7 chaves.
Ou quero um amor por inteiro, ou então quero um grande amigo feliz. Porque a sua felicidade me deixaría feliz. Porque a sua sinceridade me tornaría a sua melhor amiga.
Deus te abençoe.
Miriam

8:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostei muito desse... vim deixar um BEIJO carinhoso...

Sensualidade & Atualidade
www.dollyta.blogger.com.br

10:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Infelizmente existem poucas pessoas que pensem assim!
Bonito este poema.
Um beijo*

10:07 da tarde  
Blogger BETTINA PERRONI said...

Renunciar no siempre es fácil... lo placentero y puede que hasta lo que causa dolor se convierte en vicio, adicción y decirle adiós no siempre es cómodo... pero suele ser lo mejor.

10:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Auantas ela, a renúncia nos envade
pela vida...

Meu doce beijo

11:21 da tarde  
Blogger poeta_silente said...

Foste indicado como uma das 7 maravilhas da Blogosfera. Passa lá para pegar teu selo. Noites de Verão
Merecidamente.
Deus te abençoe!
Miriam

11:31 da tarde  
Blogger Elsa Sequeira said...

Muito lindo!!!
pensemos na mensagem!!

beijinhos!

7:11 da manhã  
Blogger Carracinha Linda! said...

Belo poema!


Acho que ninguém gosta de ver alguém sofrer em prol da nossa felicidade.

bjs

10:43 da manhã  
Blogger Kalinka said...

Olá Manuel
Muito obrigado pela partilha de um belo poema.

Entretanto...estamos no Verão, e isso significa muita agitação.
Foi assim que a minha última semana se passou - é só eventos importantes; o lançamento do 1º livro do Amigo Augusto, do blog Klepsidra;
a exposição de pintura da Amiga Margusta e, para a semana terminar em beleza, queria muito ir ao lançamento do livro do Amigo Mário...mas, não vai dar, pois é em Vila Nova de Gaia.
Depois de ter recebido os convites...decidi pôr-me a caminho.
Fui conhecer o bar/restaurante Ondajazz - Travessa Arco de Jesus,7 - Campo das Cebolas.
Venham comigo a uma espécie de visita guiada.

Boa semana. Abraços.

1:21 da tarde  
Blogger HNunes said...

..."por mais que o queira ser e que o mereça prefiro continuar sendo infeliz."

Lindo, fabulosa escolha.
Bjos

7:37 da tarde  
Blogger minds said...

convite no meu blog

bj e bom fim de semana

2:08 da tarde  
Blogger Chellot said...

Por vezes não conseguimos impedir que alguém sofra, mas podemos minimizar esse sofrimento com nosso carinho e apoio.

Beijos de fada.

4:26 da tarde  
Blogger Chellot said...

Estou te indicando como uma das sete maravilhas do mundo bloggeiro. Caso ainda não tenha recebido tal indicação, o Caminho dos Contos o faz agora.

Beijos de fada.

7:10 da tarde  
Blogger A Professorinha said...

Normalmente nós sentimos isso mas os outros não... por isso vivemos infelizes porque alguém não quis saber se nos magoava ou não....

9:32 da tarde  
Blogger Menina do Rio said...

Eu também prefiro ser infeliz do que fazer alguém infeliz!

Beijos

10:16 da tarde  
Blogger Blog de alma said...

Hay que saber vivir lo que la vida trae, con lo que nos gusta y con lo que no.

10:23 da tarde  
Blogger Paula Negrão said...

a felicidade é o melhor caminho..

lindo, como sempre!

beijos

11:02 da tarde  
Blogger Serenidade said...

Lindo, lindo,
além da construção poética, o maravilhoso ensinamento que muitos deveriam ter...

Serenos sorrisos

1:06 da manhã  
Blogger Fúria das Águas said...

Este poema é de uma escolha dificil, só pessoas que amam de verdade fazem isso, renunciar para a pessoa amada ser feliz.Amei o poema.
UM beijo querido manuel
Ficas bem
Furia

4:47 da manhã  
Blogger fgiucich said...

Un renunciamiento muy romántico. Abrazos.

8:05 da tarde  
Blogger HNunes said...

"...dói menos renunciar a uma ventura,
que consegui-la e ver na desventura
de alguém, o preço enorme que custou..."

Quem quer a felecidade à custa da infelicidade?

Espero que não renuncies ao prémio que te oferto com carinho.
Passa pelo meu canto.
Bjos

9:13 da tarde  
Blogger Carla said...

muito bonita a mensagem que nos deixas.
beijinhos

9:51 da tarde  
Blogger almadepoeta said...

Olá Amigo,

Fizes-te uma escolha dum belo poema.

Mas é como dizes, o poeta escreve dum modo altruista.
Nós seres mais racionais, por vexes somos demasiado egoistas e procuramos ser felizes embora causando algumas dores pelo caminho.

E na verdade a vida é tão curta, e importa mesmo é ser feliz, com peso conta e medida.

Não há ferida que o tempo não ajude a sarar, embora restem sempre as cicatrizes, esta é a relaidade.

Um beijo desta tua amiga que te considera muito.

Isabel

1:22 da tarde  
Blogger veritas said...

"Se necessário for que alguém padeça
e chore para que eu seja feliz,
por mais que o queira ser e que o mereça
prefiro continuar sendo infeliz."

Eu também...Eu também...

Bjs. Óptima semana.

1:38 da tarde  
Blogger Páginas Soltas said...

Meu querido amigo Manuel,

Sempre...mas sempre incansável na procura de boa poesia para fazer a delícia de quem te visita!

Não só é o poeta aquele que escreve... como o que sente o que os outros escrevem!

Bom Domingo.

Beijinhos da

Maria

5:47 da tarde  
Blogger Madalena Barranco said...

Que lindo! A verdadeira felicidade está em saber amar o ser humano de verdade... Beijos e parabéns à escritora. P.S.: Manuel, querido, obrigada pela visita ao meu blog - és sempre bem-vindo.

7:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oi Manuel,
Linda mensagem, pena que nem todos pensem assim!
Boa semana e um abraço
Paulo

12:25 da manhã  
Blogger Vida said...

Palavras sábias estas... quem conseguia ser feliz à custa da infelicidade de outro?? Belíssimo ensinamento que muito terão esquecido.

Uma boa semana.

12:47 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Acho que na essencia de cada um de nos esta o bem, ou pelo menos deveria estar. Ninguem deveria gostar de ver sofrer ninguém seja por Amor, seja pelo que for.

Beijo.

12:48 da manhã  
Blogger delusions said...

Também nunca queria ser feliz à custa da infelicidade dos outros...

Bjs* boa semana

3:35 da tarde  
Blogger Espaços abertos.. said...

Grande a mensagem que revelas no poema,palavras com tamanha grandiosidade.
A felicidade é um dos melhores trilhos da vida
Bjs Zita

7:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oi manuel...
Tem um carinho pra vc no Sensualidade...depois de tantas mensagens lindas e beijos q me manda...hj sou eu q estou te presenteando... como pra mim, vc é uma 7 Maravilhas da Blogosfera!
Vc recebeu um selo e coloca no seu template, e indica mais 7 blogs q vc gosta
Um BEIJO carinhoso e uma semana 10.

Sensualidade e Atualidade
www.dollyta.blogger.com.br

8:36 da tarde  
Blogger eu... said...

Adorei este poema...renunciar para não provocar a infelicidade...

11:12 da tarde  
Blogger Teresa David said...

Por qual Pierrot chorará esta Colombina?
Bjs
TD

11:25 da tarde  
Blogger Lusófona said...

Meu Deus!! Que coisa linda!!
Só um coração muito nobre e sobre-humano....

Adorei!

Beijinhos

12:54 da tarde  
Blogger Alice Matos said...

Manuel...
No Detalhes há um mimo para ti...
Beijos..

6:06 da tarde  
Blogger Cris said...

dói menos renunciar a uma ventura,
que consegui-la e ver na desventura
de alguém, o preço enorme que custou.


gosto, sinto, está belo!

um beijinho
C.

8:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Se necessário for que alguém padeça
e chore para que eu seja feliz,
por mais que o queira ser e que o mereça
prefiro continuar sendo infeliz."

Ora aqui está algo que revela a grandeza de alguém.

Gostei muito do poema. Reflexivo.

Um abraço, Manuel
Mel
www.noitedemel.blogs.sapo.pt
www.maresiademel.blogs.sapo.pt

11:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola,, vim ca desta vez apenas para te dizer que tens uma surpresa no meu blog, amanha. Passa por lá.

Um beijo.

11:10 da manhã  
Blogger Rosario Andrade said...

Bom dia!
Venho retribuir a simpatica visita e deixar Beijicos de Σκιάθος!
Depois volto com mais tempo para conhecer o blog!

1:08 da tarde  
Blogger Fúria das Águas said...

Passando pra deixar-te um beijinho meu amigo.
Furia

1:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola Manoel, tudo bem ?
Tudo doi, mas depois tudo passa.
Beijos e saudades.
Célia

1:55 da tarde  
Blogger Fran Rebelatto said...

Que linda poesia, que lindo este sentir!!!

Palavras simples, na verdade um toque a solene de que podemos ver as coisas de outra forma e com mais sutileza...

Beijos e cuide-se!!!

2:01 da manhã  
Blogger eu said...

É muito bonito, mas fico com pena da Colombina.
Beijinho.


D. Galinha

12:47 da tarde  
Blogger pin gente said...

altruismo maior... dedicação suprema...

5:51 da tarde  
Blogger MAR said...

LINDO POST,
CARIÑOS PARA TI MANUEL.
MAR

5:40 da manhã  
Blogger Silêncio © said...

Lindo... Lindo... e simplesmente Lindo!

Olha não encontro palavras poeticas para comentar o teu poema.

É sublime a maneira que escreves.

Um Beijo em Silêncio

10:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oi Manuel,
Passando para conferir o seu post e dizer que o achei muito bonito seu poema!
Bom final de semana,
Paulo

1:38 da manhã  
Blogger Marlene Maravilha said...

Encontro um lindo atributo aqui dentro deste majestoso poema, o caráter! Adorei! Não conseguimos ser felizes muito tempo quando tripudiamos alguém para sermos o "maior."
Passei para visitar-te e desejar-te um lindo final de semana.

5:28 da manhã  
Blogger Fúria das Águas said...

Querido amigo Manuel um bom fim de seman pra ti.
Beijos
Fica bem
Furia

3:26 da tarde  
Blogger Unknown said...

Que pérola.
Lindo poema..

Estava passeando pelos meus coments e vi uma visitinha solitária sua..

Vem me ver de vez em quando, com essa lindeza toda de alma, quero sempre vc por perto.

BJo grande


=]

8:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se fossemos tds assim...
Sorrisos

12:34 da tarde  
Blogger sonhadora said...

Lindooooooooooooo!
Um bom domingo. Beijinhos embrulhados em abraços.

12:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu também nunca poderia ser feliz se a minha feliciade nascesse da infelicidade de outros.

4:04 da tarde  
Blogger APC said...

Muito bem construído, este poema.
Lindo nas palavras, na mensagem.
O título é exacto, o resto universal. Ganho um sorriso, deixo um abraço! :-)

5:01 da manhã  
Blogger poeta_silente said...

Oi, amigo.;
Saudades!
Aparece com mais posts.
Beijos
Miriam

3:49 da tarde  
Blogger BETTINA PERRONI said...

Eyyy Manuel,

Me alegra mucho verte por Génesis... gracias
pero dime, que no he visto nada de la celebración de las 7 maravillas... cuando lo pasaran o donde puedo consultar?

5:33 da tarde  
Blogger HNunes said...

Reli e mantenho a minha escolha anterior.
Bjos

5:45 da tarde  
Blogger rosa dourada/ondina azul said...

Identificamo-nos com os poemas que lemos,
e que aqui trazemos...

Bonita mensagem...


Beijo,

9:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oi querido, te indiquei pra 7 maravilhas da blogesfera, e sabe pq, por causa desses maravilhosos poemas, e como trata a todos nos com esse carinho e deciação...
Um super beijo, e uma semana bem florida.... AMO suas flores!
Rô sensualidade e Atualidade
www.dollyta.blogger.com.br

11:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sem dúvida alguma , antes para sempre infeliz ...
Belissimo poema.

9:58 da manhã  
Blogger Jacinta Correia said...

A revelação da importância do outro em preterência de nós próprios... é a grandeza humana denunciada em palavras simples que resultam num poema rico em emoções.Bj.

3:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home