domingo, setembro 24, 2006

RISO

Tive o geito de rir, quando menino,
Até beber as lágrimas choradas:
Com carantonhas, gestos, desatino,
Passou a nuvem eos pequenos nadas.

A rir de escuridões, de encruzilhadas,
Tornei-me afeito logo em pequenino;
Porque ri é que trago as mãos geladas,
E choro porque ri do meu destino.

Vivi de mais num mundo idealizado
Comigo só: E só de mim descreio.
Entornava-me riso a luz em cheio

Quando o meu mundo foi principiado;
Rio agora que não sei donde me veio
Sempre o mal que me trouxe o bem sonhado.

Afonso Duarte
N 01-01-1886 __ F. 05-03-1968


29 Comments:

Blogger Catarina Pati said...

Cresci num mundo severo de gente triste e chorosa, onde o riso ainda era sinal de pouco siso e nos lembravam a toda a hora que a vida é breve e séria. Creio que num instinto de sobrevivencia ou de contrariar a tendência ri, primeiro baixinho e depois em sonoras gargalhadas. Nunca perdi o siso com essa atitude :):), afinal a unica forma de desconcertar a tristeza é rir-se dela.

Um abraço:

11:32 da manhã  
Blogger Luna said...

O riso acaba por tornar a vida mais leve
beijokas

12:27 da tarde  
Blogger confusa said...

Tantas e tantas vezes, o riso serve apenas para esconder uma tristeza...
Ri, ri de felicidade!
Um sorriso para ti!

2:11 da tarde  
Blogger Eu said...

adoro rir... faz-me bem à alma. um grande beijo para ti

3:32 da tarde  
Blogger fgiucich said...

Qué hermoso es reir y qué bello poema he leído. Abrazos.

3:55 da tarde  
Blogger AZUL said...

Reir es la mejor medicina...que mejor que reir entre poesía...un abrazo fuerte y mil beijinos!!:D

4:40 da tarde  
Blogger Leticia Gabian said...

"...Vivi demais num mundo idealizado
Comigo só: E só de mim descreio.
Entornava-me riso a luz em cheio
Quando o meu mundo foi principiado;
Rio agora que não sei donde me veio
Sempre o mal que me trouxe o bem sonhado."

Sou mesmo assim.
Dessa mesma forma me vejo.
Desse modo me sinto.

Beijo pra ti.

4:43 da tarde  
Blogger Alma de Poeta said...

Gostei muito do post anterior sobre o beijo. Sou uma romântica incurável, amigo.

Achei muito engraçado este poema sobre o riso, e embora seja um poema muito antigo, considero-o bastante actual.
Tens esse dom para a poesia, e encontras tesouros, onde mais ninguém os encontra.
Bom teres encontrado na net um espaço para os partilhares connosco.
Um beijo meu amigo

5:28 da tarde  
Blogger Luisa said...

Rir é às vezes tão difícil!

5:53 da tarde  
Blogger Menina do Rio said...

Sempre expressamos o que temso na alma e quando a alma é florida explode-se em sorrisos.
Sorrir com a leveza do olhar
espalhar risos como pétalas de rosas que inebriam e perfumam.

Vim retribuir a visitinha, tomando um café contigo e te desejar uma ótima semana!

Beijos

8:34 da tarde  
Blogger Pecaaas said...

Caro Manuel
Quantas vezes, qual palhaços, vamos rindo por fora e chorando por dentro
Abr
Pedro

10:21 da tarde  
Blogger Miudaaa said...

Sorrir e Oferecer o nosso Sorriso é uma forma de estar na vida, que muito aprecio...
RiR, é simplesmente divinal...

As palavras que hoje nos deixas, são mais profundas e tratam o riso com respeito.Gostei.

1 beijo de miudaaa

10:32 da tarde  
Anonymous Ofeliazinha said...

É muito bom quando rimos e recordamos de quando ria-mos, sem ser por nada apenas ria-mos.

11:04 da tarde  
Blogger Noelia said...

....oooO
....(....)... Oooo
.....)../. ...(....)
....(_/.......)../
..............(_/
....oooO
....(....)... Oooo
.....)../. ...(....)
....(_/.......)../
..............(_/
...... Pasé Por
......... Aquí

Hola manuel:
passagem ao visitarte,palavras muito profundas muito bonito do texto....
Eu gosto a mim rir mas a certas vezes que é difícil!!
muitos beijos pra vocé!

11:10 da tarde  
Blogger Alexandra said...

Todos nós tivemos o geito de rir, quando meninos e esse é o riso mais sincero. A vida depois trata do resto ...

Adrei os teus 2 ultimos post's.

Beijos

1:59 da manhã  
Blogger Pete said...

Rir é uma das melhores coisas que temos na vida.

Um Abraço e boa semana.

1:57 da tarde  
Blogger goticula said...

Quando criança sorria bastante, agora...nem por isso...

beijinhos

2:02 da tarde  
Anonymous temp_nua said...

Acho que as pessoas não tem culpa das tristezas que a vida nos dá muitas vezes, por isso sempre as recebo com um belo sorriso, deixando escondido lá no fundo a minha tristeza, por isso me acham sempre feliz.
Um beijo pra vc e boa semana querido.

2:20 da tarde  
Blogger Ana P. said...

Quantas são as vezes que dentro do meu riso escondo a angústia que me vai na alma?

Beijos

4:40 da tarde  
Blogger Martuxa said...

Continua a sorrir...
=)

5:14 da tarde  
Blogger Isa said...

Hola! gracias por pasar a visitarme, aunque entiendo un poco de portugués intuyo que son hermosas las palabras que escribes y publicas.

Un besote!

8:31 da tarde  
Anonymous Clarice said...

Olá, Manuel!
Bom ler alegria,riso, beijo, enfim...vida!
Mesmo sem sorrir é preciso manter a alma alegre. Só faz bem!
E muito bom também conhecer um pouco mais dos bons poetas portugueses através de você.
Beijão.
Clarice(Florianópolis-Brasil)

8:57 da tarde  
Blogger alfazema said...

Continuas empenhado na divulgação da poesia e fazes muito bem.
Gostei do que li.
Beijinhos

10:20 da tarde  
Blogger caninos said...

O sorriso tem uma função, de tornar a vida mais leve.

Mas por outro lado se a vida é pesada, como podemos sorrir?

Bonito soneto,


Beijos

10:37 da tarde  
Anonymous jo said...

Às vezes, eram bem precisas umas boas risadas para dar um pontapé no quotidiano enfadonho que vivemos.
Bhs

11:16 da tarde  
Blogger Tons Pastel said...

Passei e gostei muito do que li.
Beijinhos Manuel!

8:05 da manhã  
Anonymous pequenita (quando o teu corpo e o meu) said...

Ouve, meu anjo:
Se eu beijasse a tua pele?
Se eu beijasse a tua boca
Onde a saliva é mel?
Tentou, severo, afastar-se
Num sorriso desdenhoso;
Mas aí!,
A carne do assasssino
É como a do virtuoso.
Numa atitude elegante,
Misterioso, gentil,
Deu-me o seu corpo doirado
Que eu beijei quase febril.
Na vidraça da janela,
A chuva, leve, tinia...
Ele apertou-me cerrando
Os olhos para sonhar -
E eu lentamente morria
Como um perfume no ar!

beijocasss docessssss boa semana..

10:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Começar a semana a rir, leva-nos a chegar ao fim de semana a sorrir...

Um beijo e um desejo que o sorriso seja o sol a brilhar nos teus lábios.

12:28 da tarde  
Blogger freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,

3:01 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home