quarta-feira, agosto 30, 2006

O VISIONÁRIO OU SOM E COR


«Alucina-me a cor ! a rosa é como a lira,
A lira pelo tempo há muito engrinaldada,
E é já velha a união, a núpcia sagrada,
Entre a cor que nos prende e a nota que suspira.

Se a terra, às vezes, brota a flor que não inspira,
A teatral camélia, a branca enfastiada,
Muitas vezes no ar, perpassa a nota alada
Como a perdida cor dalguma flor que expira...

Há plantas ideais dum cântico divino,
Irmãs do oboé, gémeas do violino,
Há gemidos no azul, gritos no carmesim...

A magnólia é uma harpa etérea e perfumada,
E o cacto, a larga flor, vermelha, ensanguentada,
__Tem notas marciais, soa como um clarim.»


António Duarte GOMES LEAL
1848 - 1921

25 Comments:

Blogger BETTINA PERRONI said...

Encanto clássico... Se quero ler algo que me guia no mundo da poesia, isso retira-me deste mundo durante um momento e me carrega viver uma realidade que não existe mas isso é tão real... só visito a seleção excelente de poemas del Blog de Manuel
Besitos :)

9:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Saio daqui encantada com o belo poema.

Beijinhosssssssss

10:30 da tarde  
Blogger Andreia said...

Eu gosto mais do som do flautim que do clarim :P

Beijo

11:10 da tarde  
Blogger _+*Ælitis*+_ said...

Ainda tenho de ver uma magnolia à minha frente :) beijokas a ti :)

11:25 da tarde  
Blogger Carla said...

Voltei de férias e passei logo aqui para ler e reler os belos poemas que tu publicas.
Beijinhos.

9:03 da manhã  
Blogger Sereia Azul* said...

Há poemas que nos cativam...este foi um deles! BELÍSSIMO e perfumado!

Uma brisa de mar no teu coração

Sereia Azul*

11:17 da manhã  
Blogger V said...

Quanta beleza.
Beijo

11:23 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sopro um beijo ao sabor do vento.

11:29 da manhã  
Blogger Sara MM said...

ADORO MAGNÓLIAS!!

sabes que é uma espécie muito primitiva??? vê-se pela flôr organizada em espiral (tanto os estames, como os carpelos, as pétalas,etc...), e grande, com dois sexos em vez de especializadas, etc...

e o Porto fica tão lindo - mas com o chão tão nhanhoso - qd florescem!!!!

BJss

2:51 da tarde  
Blogger Mayte said...

Es simplemente como un viaje a los sentidos leer lo que compartes con nosotros.

Mil beijinos :D

7:14 da tarde  
Blogger Alexandra said...

As escolhas são sempre 5*!

Um beijo.

1:09 da manhã  
Blogger Maresi@ said...

Lindo esse poema:))
Estou deslumbrada...

Beijo suave___________Maresi@

1:40 da manhã  
Blogger eu... said...

adorei... a magia das cores e das flores...lindo poema

2:09 da tarde  
Blogger Rosario Andrade said...

Bom dia!
Deslumbrante a associacao das flores e das cores aos sons. Abolutamente adorável.
Bjico

2:32 da tarde  
Blogger flor said...

No sé portugués, pero las pocas cosas que entendí me gustaron muchos. Flores, como yo (me llamo flor)... que lindo!

Muchas gracias por pasar, visitarme, venir a mi blog.

Un beso. chau.

6:32 da tarde  
Blogger Marta Vinhais said...

Pessoalmente gosto das rosas - se é isso que queres saber - embora neste momento, a flor oficial do blog é o amor-perfeito
Gostei muito e também do teu comentário no meu blog.
Beijos e abraços
Marta

6:42 da tarde  
Blogger Esther said...

Gracias por encontrarte. Algo entendí porque el castellano parece que se parezca bastante al portugués. ¡¡ Lástima que no sepa portugués!! Me gustaría haberlo entendido todo al 100%. Por lo poco que entendí, parecen bonitas palabras.

¡¡Un super beso español!!

9:31 da tarde  
Blogger as velas ardem ate ao fim said...

adorei e não conhecia o autor.mas vou tentar saber mais.

A magnólia é uma harpa etérea e perfumada,
E o cacto, a larga flor, vermelha, ensanguentada,
BELOOOOOOOOOO!!!!!!

10:36 da tarde  
Blogger Saramar said...

Se existe um soneto mais lindo que os demais, certamente este está entre eles.

É magnífico!
Obrigada.

Beijos

10:36 da tarde  
Blogger delusions said...

Muito bonito o poema!

bjs*

11:22 da tarde  
Blogger Goticula said...

Poemas e flores são a beleza da minha vida.
linda partilha.

beijinhos

2:18 da tarde  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Vim te agradecer a passagem pelo Lâmina D'Água e também para te agradecer pelo alerta do meu erro ao digitar a palavra FARRAPOS. A Revolução, é FARROUPILHA!!! A guerra, é GUERRA DOS FARRAPOS, em razão das roupas de seus guerreiros, ao final dessa revolução FARROUPILHA, estarem realmente transformadas em farrapos, pobres e surradas, causa que decorreu pelo tempo que perdurou e que fez com que houvesse o empobrecimento e por muitos razões que sabemos e que nem vem ao caso agora.

Obrigada um vez mais e apareça sempre que desejares!!!

Cris


Tenho problemas de visão e cometo sempre muitos erros ao digitar. Tenho sempre que tomar cuidados redobrados e peço desculpas se cometer erros aqui, ao comentar. Leio e escrevo por conhecer as formas das letras, mas tenho uma visão bem comprometida.

3:38 da tarde  
Blogger Carla said...

A beleza das palavras expressas na poesia.
Beijos

5:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Flores e musica uma deliciosa mistura.
Acabei de atualizar meu aroma, quando puder venha me ler.
beijo aromatico

7:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola amigo.Verificando os links do poemaseamores, da Rosemary, vi Manoel, e è o meu nome, então cliquei pensando ser do meu blog, mas sem propósito abri esta maravilha " de-propósito.A Rosemary fala dos blogs que a inspiram( incluindo-te) e tem muitas razões. Todos os posts daqui são inspirados e para inspirar sim.
Um abraço ( de são paulo)

11:26 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home