segunda-feira, maio 04, 2009

PEDRO HOMEM DE MELO

BODAS VERMELHAS

As almas pedem luz. Apodrecida
A noite dorme, quieta, em seu armário.
Cantai sem medo! A cruz foi no calvário
Que Deus a ergueu, como a anunciar a vida!

Cantai, rapazes! E essa juventude
Que não foi minha, seja, ao menos, vossa!
Que dentre todos, um, ao menos, possa
Quebrar tanto silêncio que ainda ilude!

As asas só são asas quando há vento.
Cantai ! Cantai na força dos vinte anos!
Cantai ! Cantai ! Ingénuos mas humanos
Com lábios rubros de prometimento!

Não morrer hoje, que importância tem?
A paz, às vezes, lembra-nos veneno...
E tudo é falso no país sereno
Que não se bate nunca por ninguém.

Pedro Homem de Melo

15 Comments:

Blogger Concha said...

Sempre as escolhas mais certas, os poemas melhores escritos, os poetas mais ilustres...
- Bodas vermellhas,fez-me recordar o também conhecido "O Povo que lavas no rio",cantado e imortalizado pela Senhora D.Amália.
É tudo prémios para a poesia...
Um abraço,

9:00 da manhã  
Blogger redonda said...

Não conhecia.
Gostei muito.

11:48 da manhã  
Blogger Salvia said...

La realidad en poesía.
Siempre es buno pasar a verte.
Un bico

3:55 da tarde  
Blogger Alice Matos said...

"E tudo é falso no país sereno
Que não se bate nunca por ninguém..."

tal como no homem que não se debate por seus sentires...

Gostei, Manuel...

Beijo para ti...

5:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Prometi a mim mesma que deixaria de comentar... dada a desmotivação que tenho sentido.

No meu sentir... acho que o acto de comentar tem que ser espõntaneo e não como uma moeda de troca.

Mas, infelizmente tenho andado enganada.
Quem comenta... exige retribuição, e quem não faz ( como eu), deixam de comentar!

Sei quem passa por lá e respectivos endereços, o qual agradeço ue me deixem de viitar... Hipócrisia Não!

Querido amigo, vais pensar...que a Maria está louca por escrever assim aqui neste teu cantinho maravilhoso... mas, tal como escrevo os meus poemas... saltou do coração este grito de revolta.

Quanto ao poema que escolheste, deixa-me fazer-te uma vénia... pelo poema e pelo poeta!

Beijos com carinho.

Maria.

11:06 da tarde  
Blogger PIER said...

Como siempre nos regalas unas lineas muy sentidas..

Que estes bien.
abrazos.

1:31 da manhã  
Blogger Marina said...

Cuánta verdad en estos versos, creo que sí hay que defender las ideas, y "jugarse" por las causas justas, los ideales, pero jamás apelando a la guerra, a la violencia. Bello poema Manuel. Un abrazo.

2:55 da manhã  
Blogger Serenidade said...

Vamos cantar sem medo,
num país onde a Paz é ilusão
vamos bradar aos céus com intento
proclamar nosso amor e paixão.

Obrigada pela partilha.

Serenos sorrisos

2:40 da tarde  
Blogger Carla said...

cantar com a força dos 20 anos...esse é o poder da música
beijos

4:58 da tarde  
Blogger AZUL said...

Hola amigo... pase de visita y me gusto mucho.

besos.

8:59 da tarde  
Blogger MAR said...

VENGO A SALUDARME.
MUY LINDOS LOS POEMAS.
BESOS PARA TI.
MAR

11:44 da tarde  
Blogger Baila sem peso said...

E tudo é falso no país sereno
Que não se bate nunca por ninguém
A Paz é uma força que se não detém
Guerra a destrói, na força do veneno

Poemas de Pedro Homem de Melo
grande poeta que às gentes deu asas
para se comoverem com o belo!

Beijinho em paz e com a luz da lua
que hoje passeia aos pés da minha rua

1:33 da manhã  
Blogger Mª João C.Martins said...

Os grandes poetas, não se comentam, aprecia-se apenas a musicalidade das suas palavras, apurando os sentidos... depois é só deixar que a sua alma nos toque.

Pedro Homem de Melo, excelente escolha... grande poeta!

Um abraço

9:38 da tarde  
Blogger Unknown said...

Lindo poema de pedro Hoem de Melo, parece que foi " de propósito"

bom fim de semana

12:32 da tarde  
Blogger Dalva M. Ferreira said...

Um abraço grande!

7:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home