quarta-feira, dezembro 17, 2008

PRESÉPIO ( 1 )


PRESÉPIO (1)
Dos teus vários brinquedos de criança,
muitos dos quais te dava o Deus-Menino,
há um que mais perdura na lembrança:
_ o presépio que armaste em pequenino.

A igreja de cartão, que tu fizeste,
onde um par de bonecos se casou !
E o desgosto profundo que tiveste,
quando o padre de barro se quebrou !

Um galo empoleirado sobre um sino,
de bico muito aberto, de contente,
cantava anunciando que o Menino
sobre palhas nascera, humildemente.

Mais além era um rancho que folgava,
com guyitarras, pandeiros e violas,
tendo à frente uma negra que dançava,
brandindo com salero as castanholas.

E lavadeiras, frescas e formosas,
entoavam canções ao desafio ;
e, arregaçando as saias vaporosas,
lavavam debruçadas sobre o rio.

Junto à fonte, sorrindo em seus afagos,
namorados juravam seus amores,
E, descendo a colina os três Reis Magos
caminhavam à frente duns pastores.

Ao pé da gruta, onde Jesus dormia,
um soldado de chumbo, prazenteiro,
com a sua espingarda o protegia
de qualquer inimigo traiçoeiro.

Eram estes bonecos tentadores
que te encantavam num ingénuo afã,
entre velas brilhantes, de mil cores,
que se apagavam só com a manhã.

Foi como se apagou a minha luz,
lançando sobre mim um negro véu,
naquela madrugada em que Jesus
te arrebatou consigo para o Céu.

Bonecos de expressões entristecidas,
tendes segredos que só eu desvendo.
E há vozes no ar gritando, indefinidas,
que dizem coisas que só eu entendo.

E destas rosas de papel, agora
que o Tempo as desbotou sem piedade,
o mais vivo perfume se evapora :
_ É o vivo perfume da saudade.


ESPÍNOLA DE MENDONÇA

(1) Poesia escrita após a morte de um filho.

14 Comments:

Blogger katina said...

Hola querido amigo :

espero que esta Navidad te traiga mucho Amor ,
que sientas el cariño cercano de tanta gente que te lee .

gracias por tus constantes letras .

Un fuerte y cariñoso abrazo y

FELIZ NAVIDAD.

12:54 da tarde  
Blogger São said...

A morte de um filho deve ser terrível.


Venho desejar boas festas, sereno Natal e feliz 2009.Para quem desejar também, claro.

Tudo de bom.

2:47 da tarde  
Blogger pin gente said...

não deve haver morte pior que a de um filho.

um abraço

5:59 da tarde  
Blogger ángel said...

Triste, y a la vez de infinita dulzura.

Gracias.

7:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Natal é para ser todos os dias ,nos nossos corações, nas nossas mentes .O natal não está nos presentes ,está na ajuda ao próximo,na compreensão.É dar-mos as mãos e sentirmos-nos irmãos ,quando isto acontece é natal!amiga!Um feliz final de semana beijos ternos e carinhosos sua amiga sempre ,Evanir..www.fonteamor.com

9:44 da tarde  
Blogger Je Vois la Vie en Vert said...

A morte de uma filho é a pior das situações anti-natural e tenho várias amigas que passaram por isso e por elas tenho uma grande admiração pela sua coragem.
Também te desejo um Feliz Natal e um óptimo ano 2009.

Beijinhos verdinhos

10:49 da tarde  
Blogger SAM said...

Amigo querido,

meus votos de um feliz natal e a todos os seus familiares.

Grande beijo!

1:39 da manhã  
Blogger Graça Pires said...

Um poema cheio de sentimento e muito belo.
Boas Festas também para si. Um abraço.

12:26 da tarde  
Blogger MAR said...

FELIZ NAVIDAD Y FELIZ VIDA PARA TI AMIGO CON TODO MI CARIÑO.
UN ABRAZO GRANDE.
MAR

7:52 da tarde  
Blogger Tu Vecina Day said...

Que pases una Felíz Navidad y un Próspero año 2009.

Boas Festas ;-)

Un besito

9:38 da tarde  
Blogger Líria said...

Venho agradecer a sua visita ao meu blog, que me deu muita satisfação.
Dei uma olhada pelo seu blog, e gostei imenso dos seus poemas.
Espero que continue a visitar-me.
Eu virei sempre que os estudos me dêem uma folga...
Obrigada.

Boa noite e bom Natal

Bjs
Líria

9:40 da tarde  
Blogger Líria said...

Venho agradecer a sua visita ao meu blog, que me deu muita satisfação.
Dei uma olhada pelo seu blog, e gostei imenso dos poemas apresentados.
Este último é lindíssimo, mas muito triste.
Espero que continue a visitar-me.
Eu virei sempre que os estudos me dêem uma folga...
Obrigada.

Boa noite e bom Natal

Bjs
Líria

9:45 da tarde  
Blogger Menina do Rio said...

A força do pensamento

A minha sugestão para estes tempos é:
Vamos doar-nos mais e diminuir o individualismo!
Que tal, um pouco mais de atenção aos filhos, aos
companheiros(as), aos almoços de domingo, menos
eu e mais "nós"?
Prega-se tanto amor, mas cada um só vê o seu
desamor; todos correndo numa busca louca de ter,
que acabamos por esquecer-nos de "ser".
Já viram um Maracanã lotado em dia de clássico?
Existe no futebol o chamado "inconsciente coletivo"
Esse "inconsciente" é capaz de virar um jogo!
Então imaginem 10 mil Maracanãs cheios! E o inconsciente
coletivo dessa torcida toda; uns pelos outros!
Não só em tempos natalinos, mas em todos os dias
de nossas vidas! Se é verdade que a FÉ move montanhas,
então imaginem do que somos capazes se direcionarmos
nosso "inconsciente coletivo" uns aos outros; se
"crermos" e agirmos conforme essa crença.
Podemos fazer a diferença...

Esses são os meus votos de Natal!
Beijinhos
(Verô)


"Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo;
todos são parte do continente." (John Donne)

2:21 da manhã  
Blogger freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,

3:40 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home