quarta-feira, dezembro 17, 2008

PRESÉPIO ( 1 )


PRESÉPIO (1)
Dos teus vários brinquedos de criança,
muitos dos quais te dava o Deus-Menino,
há um que mais perdura na lembrança:
_ o presépio que armaste em pequenino.

A igreja de cartão, que tu fizeste,
onde um par de bonecos se casou !
E o desgosto profundo que tiveste,
quando o padre de barro se quebrou !

Um galo empoleirado sobre um sino,
de bico muito aberto, de contente,
cantava anunciando que o Menino
sobre palhas nascera, humildemente.

Mais além era um rancho que folgava,
com guyitarras, pandeiros e violas,
tendo à frente uma negra que dançava,
brandindo com salero as castanholas.

E lavadeiras, frescas e formosas,
entoavam canções ao desafio ;
e, arregaçando as saias vaporosas,
lavavam debruçadas sobre o rio.

Junto à fonte, sorrindo em seus afagos,
namorados juravam seus amores,
E, descendo a colina os três Reis Magos
caminhavam à frente duns pastores.

Ao pé da gruta, onde Jesus dormia,
um soldado de chumbo, prazenteiro,
com a sua espingarda o protegia
de qualquer inimigo traiçoeiro.

Eram estes bonecos tentadores
que te encantavam num ingénuo afã,
entre velas brilhantes, de mil cores,
que se apagavam só com a manhã.

Foi como se apagou a minha luz,
lançando sobre mim um negro véu,
naquela madrugada em que Jesus
te arrebatou consigo para o Céu.

Bonecos de expressões entristecidas,
tendes segredos que só eu desvendo.
E há vozes no ar gritando, indefinidas,
que dizem coisas que só eu entendo.

E destas rosas de papel, agora
que o Tempo as desbotou sem piedade,
o mais vivo perfume se evapora :
_ É o vivo perfume da saudade.


ESPÍNOLA DE MENDONÇA

(1) Poesia escrita após a morte de um filho.

12 Comments:

Blogger Katina said...

Hola querido amigo :

espero que esta Navidad te traiga mucho Amor ,
que sientas el cariño cercano de tanta gente que te lee .

gracias por tus constantes letras .

Un fuerte y cariñoso abrazo y

FELIZ NAVIDAD.

12:54 da tarde  
Blogger São said...

A morte de um filho deve ser terrível.


Venho desejar boas festas, sereno Natal e feliz 2009.Para quem desejar também, claro.

Tudo de bom.

2:47 da tarde  
Blogger pin gente said...

não deve haver morte pior que a de um filho.

um abraço

5:59 da tarde  
Blogger ángel said...

Triste, y a la vez de infinita dulzura.

Gracias.

7:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Natal é para ser todos os dias ,nos nossos corações, nas nossas mentes .O natal não está nos presentes ,está na ajuda ao próximo,na compreensão.É dar-mos as mãos e sentirmos-nos irmãos ,quando isto acontece é natal!amiga!Um feliz final de semana beijos ternos e carinhosos sua amiga sempre ,Evanir..www.fonteamor.com

9:44 da tarde  
Blogger Je Vois La Vie en Vert said...

A morte de uma filho é a pior das situações anti-natural e tenho várias amigas que passaram por isso e por elas tenho uma grande admiração pela sua coragem.
Também te desejo um Feliz Natal e um óptimo ano 2009.

Beijinhos verdinhos

10:49 da tarde  
Blogger SAM said...

Amigo querido,

meus votos de um feliz natal e a todos os seus familiares.

Grande beijo!

1:39 da manhã  
Blogger Graça Pires said...

Um poema cheio de sentimento e muito belo.
Boas Festas também para si. Um abraço.

12:26 da tarde  
Blogger MAR said...

FELIZ NAVIDAD Y FELIZ VIDA PARA TI AMIGO CON TODO MI CARIÑO.
UN ABRAZO GRANDE.
MAR

7:52 da tarde  
Blogger tu vecina Day said...

Que pases una Felíz Navidad y un Próspero año 2009.

Boas Festas ;-)

Un besito

9:38 da tarde  
Blogger Líria said...

Venho agradecer a sua visita ao meu blog, que me deu muita satisfação.
Dei uma olhada pelo seu blog, e gostei imenso dos seus poemas.
Espero que continue a visitar-me.
Eu virei sempre que os estudos me dêem uma folga...
Obrigada.

Boa noite e bom Natal

Bjs
Líria

9:40 da tarde  
Blogger Líria said...

Venho agradecer a sua visita ao meu blog, que me deu muita satisfação.
Dei uma olhada pelo seu blog, e gostei imenso dos poemas apresentados.
Este último é lindíssimo, mas muito triste.
Espero que continue a visitar-me.
Eu virei sempre que os estudos me dêem uma folga...
Obrigada.

Boa noite e bom Natal

Bjs
Líria

9:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home