quarta-feira, julho 12, 2006

LEANDRO E HERO


O facho de Helesponto apaga o dia.
Sem que aos olhos de Hero o sono traga,
Que dentro de sua alma não se apaga
O fogo com que o facho se acendia.

Aflita o seu Leandro ao mar pedia,
Que abrandando por ela a prece afaga.
E traz-lhe o morto amante numa vaga,
(Talvez vaga de amor, inda que fria).

Ao vê-lo pasma, e clama num transporte (1) _
«Leandro!... és morto?!... Que destino infando (2)
Te conduz aos meus braços desta sorte?

Morreste!... mas... (e às ondas se arrojando,
Assim termina já sorvendo a morte)
Hei de, mártir de amor, morrer te amando!»

Laurindo Rabelo
3-6-1826_28-9-1864
(poeta brasileiro)

(1) Arrebatamento.
(2) Cruel

40 Comments:

Blogger Mary Silva said...

obrigado pela visita lá a "casa"
bonito blog...
bj

4:29 da tarde  
Blogger Blog de alma said...

Me recordó a la rueda de la fortuna del tarot..todo gira y gira y dentro y fuera es lo mismo.

4:49 da tarde  
Blogger Indianguman said...

mártir de amor, morir amando... es poco lo que entiendo pero la belleza y musicalidad del portugués me cautivan

Muchos carinios!

5:02 da tarde  
Blogger Mary Silva said...

"palavras de quem sonha"?????
Quando tiver oportunidade explique-me isso melhor

5:11 da tarde  
Blogger Daniela said...

Bonito blog, obrigata pela visita a casa.

Bejio.

6:01 da tarde  
Blogger Saramar said...

Manuel, que belíssimo soneto!
O verso final é arrebatador.
Parabéns por seu bom gosto.

Beijos

7:13 da tarde  
Blogger BlueShell said...

Palavras de uma expressividade fascinante
BShell-0oo00o0o0o0o0o0o0o0o0o00o0o

8:30 da tarde  
Blogger Sandra Zapata said...

Hello how is everything?
Thanks for your greetings… I not as you arrived at my blog, but welcome and thanks for the photo. As I do not speak Portuguese, she wanted to know if you speak Spanish or English

10:04 da tarde  
Blogger Alexandra said...

Olá Manuel,

venho agradecer as tuas palavras e dizer que as tuas escolhas são sempre óptimas!

Fica bem.
Beijos

12:20 da manhã  
Blogger Jonas Prochownik said...

Gosto de ler esses lindos poemas.
beijo
Kristal

2:48 da manhã  
Blogger Rose said...

Que lindo soneto Manoel, com um estridente final,

muito bom gosto.
abraços

5:37 da manhã  
Blogger BlueShell said...

Não acontecerá, não!
...nunca deixarei de acreditar na força do AMOR!

Beijo, BShell

11:58 da manhã  
Blogger eudesaltosaltos said...

Gst de cá passar.... torno-me culta em sonetos. lol. (e eu n sou do slb, se torcer, é para q perca). bj

3:05 da tarde  
Blogger ☆Fanny☆ said...

Olá Manuel!

Portugal é lindo mesmo! O pps está fantástico.

Obrigada por me teres lembrado que tinhas blog...é que eu esqueci completamente,sorry!

Fica agora nos favotitos para te vir visitat, ok?

Um abraço de estrelinhas*

Fanny

10:24 da tarde  
Blogger marie.l said...

bonne fin de semaine Manuel

10:26 da tarde  
Blogger Maresi@ said...

Ola Manuel...vim agradecer sua visita la n meu recanto e desejar bom fim de semana...
Seu blog esta optimo

Beijo Maresi@

11:01 da tarde  
Blogger Vanda said...

Sempre o amor. o Imutável amor que atravessa séculos!

Bom fim de semana!

Van

12:10 da tarde  
Blogger Vanda said...

Obrigada pelo elogio das fotos!

Como no meu blog só publico fotos minhas ou das pessoas que estavam comigo naqueles sitios, o elogio é a dobrar!!!! :))

a triplicar!!!

Van

12:42 da tarde  
Blogger isa xana said...

«Hei de, mártir de amor, morrer te amando!»

para mim, o verso favorito:)

*

1:06 da tarde  
Blogger Carla said...

Faz lembrar um Tristão e Isolda, mas gostei.
Beijinhos e bom fim-de-semana.

2:30 da tarde  
Blogger Pete said...

Este soneto é bonito, desconhecia-o.

Um Abraço e bom fim-de-semana,

Pedro gonçalves.

2:50 da tarde  
Blogger marie.l said...

... et mille mercis Manuel pour Harold
Amitiés

4:15 da tarde  
Blogger BETTINA PERRONI said...

Que bonito!! Mas triste... não, penso que eu sou quem fica triste. e isso é o meio eu siento-me hoje justo por causa de amor :((

8:10 da tarde  
Blogger Verena Sánchez Doering said...

Manuel
siempre tienes hermosos versos.
el destino a veces vuelve martir del amor...
gracias por tus bellos saludos, solo contando que mi cuadro quedo sin terminar, vengo del pais de los sueños, vistiendome de encanto
el era un caballero andante...
un abrazo grande y que sea un bello fin de semana
besitos


besos y sueños

1:05 da manhã  
Blogger fgiucich said...

Gracias por visitar mi casa y dejar tus comentarios. Volveré. Saludos.
http://clarasofia.blogspot.com
http://oloop.blogspot.com
http://frases-y-sentimientos.blogspot.com

12:54 da tarde  
Blogger Rosmaninho said...

Manuel

Poema século XIX que desconhecia assim como desconhecia a sua autora.

Quem ama... até morre amando!

~*Um beijo*~

P.S. Não vem a propósito do poema mas vem a propósito do que gostarias de me perguntar...pergunta mesmo em comentário, assim todos ficariam a saber o que gostarias de saber acerca do lugar...

2:37 da tarde  
Blogger Mayte said...

Hermoso como siempre, como cada día...como en cada momento!

Mil bikos ;(

4:57 da tarde  
Blogger Luna said...

Lindo este poema,e o amor sempre nos cerca.
beijocas

6:48 da tarde  
Blogger Sandra said...

Muito triste...mas bonito!

Gostei do blog!!

Obrigado pela visita, mas acho que houve um mal entendido em relação em relação ao que leste no meu blog. Eu não queria estar "com" a menina da foto, mas sim, "como" a menina da foto... :)

Bom fim de semana!
Beijoca :)

7:15 da tarde  
Blogger Português desiludido said...

desconhecia, mas gostei!
abr e bfs
Pedro

8:44 da tarde  
Blogger AlegriadeQuerer said...

HERMOSO excelente esta esto me encanto leerte gracias por pasar por pasar por mi casita de alegria aqui estare muy de seguido leyendote besos con
ALEGRIADEQUERER

11:03 da tarde  
Blogger Vere said...

Manuel, apenas eu vi seu commentary em meu blog, agradecimentos para sua visita, no acordo com você que quando é grande as feridas exaggerated. Os agradecimentos para seus desejos bons abraçam primeiramente :-)

11:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigada pela visita no meu sensual recanto... adorei este poema, especialmente o último verso... delicioso!!

Beijos sensuais...

Deixo convite ;)

12:05 da manhã  
Blogger Velutha said...

também gosto muito de poesia.
voltarei .
um beijo

7:38 da manhã  
Blogger Abril_de_otoño said...

já antes habia leido um pouco de este poeta......
é muito bom,há versos sonetos que encantam ...
graças por vir e espero sigas vivitando meu lugar,,,

beijos

abril.

9:37 da tarde  
Blogger Verena Sánchez Doering said...

un abrazo grande y que sea una linda semana
besitos



besos y sueños

11:55 da tarde  
Blogger tormenta del mar said...

Gostei do teu blog, obrigado pela visita.
No se portugues, esto lo copie.

Besos y cariños!!!

Tormenta.

2:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»

7:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... cholesterol test triglycerides lowest cost tadalafil Call centers thread glucosamine chondroitin high cholesterol Interracial bu Cheap dvd players to in uk

7:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Where did you find it? Interesting read Prepaid+wireless+plans+free+phone Playboy playmate transexual Safeco property and casualty insurance companies Scrabble allows any word federal+home+life+insurance+co Life of richard branson chairman virgin atlantic Bush administration withholding true cost of new medicare Leadership courses list Daily keno numbers ontario winning 20

10:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home