segunda-feira, julho 10, 2006

BERÇO


Recordo: um largo verde e uma igrejinha,
Um sino, um rio, um pontilhão e um carro
De três juntas bovinas, que ia e vinha
Rinchando alegre, carregando barro.

Havia a escola, que era azul e tinha
Um mestre mau, de assustador pigarro...
(Meu Deus! que é isto, que emoção a minha
Quando estas cousas tão singelas narro?)

Seu Alexandre, um bom velhinho rico,
Que hospedara a Princesa; o tico-tico (1)
Que me acordava de manhã, e a serra...

Com seu nome de amor Boa Esperança,
Eis tudo quanto guardo na lembrança
Da minha pobre e pequenina terra!

Bernardino Lopes
1859-1916
(poeta brasileiro)
(1) Espécie de pardais, que se reunem em bandos imensos.

25 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostei muito de vir ao teu blog, voltarei sempre que puder.
Bjs

4:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Muito lindo esse poema

5:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Leo e imagino cada cosa que se describe. Es un bonito poema.
Me gustaría saber que significa "pardais".
Un saludo desde la distancia.

7:01 da tarde  
Blogger BlueShell said...

Um soneto cativante...

Beijo AZUL...apenas!
BShell

7:17 da tarde  
Blogger filomena said...

Descobres cada poema mais lindo!

Beijinhos

9:20 da tarde  
Blogger Brena Braz said...

Oi, Manuel.
Vim conhecer seu blog. Meus parabéns... grandes poemas de grandes poetas...

Beijos

12:02 da manhã  
Blogger Carla said...

Lindo este poema - parecem as memórias nas nossas infâncias.
Beijinhos e uma boa semana.

8:14 da manhã  
Blogger Dafne said...

Bom dia!
Parabéns pela escolha deste simples, mas belo soneto.
BJ
Dafne

10:10 da manhã  
Blogger just me, an ordinary girl said...

Neste blog aprendi a gostar de sonetos.
Obrigada!

um beijo

2:14 da tarde  
Blogger Saramar said...

Manuel, que lindo!
Lembro-me que lia muito este poema quando criança, um dos primeiros que aprendi.
Trouxe-me doces recordações.
Obrigada.
Beijos

2:20 da tarde  
Blogger Saramar said...

Manuel, voltei para agradecer suas lindas palavras pelo meu aniversário. Muito obrigada.

Beijos

6:10 da tarde  
Blogger eudesaltosaltos said...

Eu nasci numa cidade grande... mas gstei... bj

7:11 da tarde  
Blogger Alexandra said...

Lembranças que são ouro!!!

Manuel, muito boa escolha.

Fica bem!

Beijos

1:00 da manhã  
Blogger Poemas e Cotidiano said...

Que coisa mais linda esta poesia relembrando tempos antigos, com cheiro de saudade!
Gostei muito!
Abracos
MARY

4:38 da manhã  
Blogger Ana said...

A divulgação de poetas menos conhecidos (mea culpa!), é uma forma de promover a cultura.
Um beijo.

1:16 da tarde  
Blogger susemad said...

Ai que saudades do meu verde Minho!!! Da minha pequena terrinha perdida no meio do nada!!! Esta sensação de pertença, as memórias que guardamos para todo sempre mesmo quando longe do Berço nos encontrámos. Engraçado...

1:52 da tarde  
Blogger Pete said...

Faz-me lembrar a minha terra, som sua simplicidade e sua beleza.

Um abraço e boa semana,

Pedro Gonçalves.

3:10 da tarde  
Blogger justine said...

palavras que deixam saudades...

um beijo
justine

4:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vim deixar um beijinho.

7:12 da tarde  
Blogger Maresi@ said...

Agradeço seu comentario nomeu Blog Maresia-Intimidades...gostaria de o convidar a ver outro recanto meu

www.brilhoestrelamanha.blogspot.com

Flor (Maresi@)

1:07 da manhã  
Blogger V said...

Me faz lembrar a terra em que nasci, os campos, os tico-tico e tatas coisas mais cheias de saudade.

Beijo

1:55 da manhã  
Blogger Terceirense said...

As "cousas tão singelas" são as mais belas.
É aqui que desfilam as escolhas que gosto de descobrir.
Beijinhos

12:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Here are some links that I believe will be interested

2:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

11:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Keep up the good work »

12:52 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home