segunda-feira, maio 22, 2006

O BEIJO


O BEIJO

Beijo na face,
Pede-se e dá-se:
Dá?
Que custa um beijo?
Não tenha pejo:
Vá !

Um beijo é culpa,
Que se desculpa:
Dá?
A borboleta
Beija a violeta:
Vá !

Um beijo é graça,
Que a mais não passa:
Dá?
Teme que a tente?
É inocente...
Vá !

Guardo segredo,
Não tenha medo:
Vê?
Dê-me um beijinho,
Dê de mansinho,
Dê !

Como ele é doce !
Como ele trouxe,
Flor,
Paz a meu seio !
Saciar-me veio,
Amor !

Saciar-me? Louco...
Um é tão pouco,
Flor !
Deixa, concede
Que eu mate a sede,
Amor !

Talvez te leve
O vento em breve,
Flor !
A vida foge,
A vida é hoje,
Amor !

Guardo segredo,
Não tenhas medo
Pois !
Um mais na face,
E a mais não passe !
Dois...

Oh ! dois? piedade !
Coisas tão boas...
Vês ?
Quantas pessoas
Tem a Trindade?
Três !

Três é a conta
Certinha e justa...
Vês?
E que te custa?
Não sejas tonta !
Três !

Três, sim: não cuides
Que te desgraças:
Vês?
Três são as Graças,
Três as Virtudes;
Três.

As folhas santas
Que o lírio fecham,
Vês?
E não o deixam
Manchar, são... quantas?
Três
!

João de Deus
1830-1896

8 Comments:

Blogger Sara MM said...

Lindo Lindo Lindo!

Um beijo na Face :o]



(PS- já te deixei o mail, algures lá pra baixo)

10:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que doçura! Amei! Olá Manuel, faz tempo que não venho cá, mas andei mesmo ausente da net. Tenho que sacrificar alguma coisa em prol de outras mais exigentes. Não é esquecimento, mas falta de tempo, compreendes?
Beijo doce.

3:28 da manhã  
Blogger Carla said...

Este poema é um dos meus preferidos, não sei se tem a ver com o meu lado beijoqueiro.
Gostei muito do blog.
Um beijo.

7:56 da manhã  
Blogger Clotilde S. said...

Passei por aqui de propósito para te agradecer a ida ao meu blog. Apresentas uma boa escolha, cujas leituras ou releituras dão dá prazer.Tem um muito bom dia

11:56 da manhã  
Blogger mariabesuga said...

Não entrei de propósito.
A primeira vez não poderia ser...
Mas vou voltar, de propósito, sim, porque gostei.
E depois, o beijo de João de Deus fez-me ter vontade de reler outros poemas do próprio. Vou ler logo à noite e ouvir, ditos pela Natália Luisa. É um trabalho de que gosto muito.
Obrigada pelo despertar...

5:53 da tarde  
Blogger filomena said...

Deixo-te um beijinho de bom fim de tarde.

7:37 da tarde  
Blogger Miudaaa said...

a simplicidade das palavras casadas umas com as outras, em verdadeira harmonia.
Ameiii

11:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Adorei, dava para uma canção?! Lindo mesmo. Beijinhos Mónica

10:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home