sábado, junho 03, 2006

JOSE SARAMAGO

Do Livro "Os Poemas Possíveis"

FALA DO VELHO DO RESTELO AO ASTRONAUTA

Aqui, na Terra, a fome continua,
A miséria, o luto, e outra vez a fome.

Acendemos cigarros em fogos de napalme
E dizemos amor sem saber o que seja.
Mas fizemos de ti a prova da riqueza,
E também da pobreza, e da fome outra vez.
E pusemos em ti sei lá bem que desejo
De mais alto que nós, e melhor e mais puro.

No jornal, de olhos tensos, soletramos
As vertigens do espaço e maravilhas:
Oceanos salgados que circundam
Ilhas mortas de sede, onde não chove.

Mas o mundo, astronauta, á boa mesa
Onde come, brincando, só a fome,
Só a fome, astronauta, só a fome,
E são brinquedos as bombas de napalme.

-----------------------------------------------------------------

JOGO DO LENÇO

Trago no bolso do peito
Um lenço de seda fina,
Dobrado de certo jeito.
Não sei quem tanto lhe ensina
Que quanto faz é bem feito.

Acena nas despedidas,
Quando a voz já lá não chega
Por distâncias desmedidas.
Depois, no bolso aconchega
As saudades permitidas.

Também o suor salgado,
Às vezes, enxugo a medo,
Que o lenço é mal empregado.
E quando me feri um dedo,
Com ele o trouxe ligado.

Nunca mais chegava ao fim
Se as graças todas dissesse
Deste meu lenço e de mim,
Mas uma coisa acontece
De que não sei porque sim:

Quando os meus olhos molhados
Pedem auxílio do lenço,
São pedidos escusados,
E é bem por isso que penso
Que os meus olhos, se molhados,
Só se enxugam no teu lenço.

..............................................................
--------------------------------------------------------------
Do Livro "Provavelmente Alegria"

ANTES CALADOS

E se os ossos rangesses quando os gritos
Dentro no sangue negro se amordaçam?
E se os olhos uivassem quando a lágrima
Grossa de sal amargo raspa a pele?
E se as unhas mudadas em navalhas
Abrissem dez caminhos de desforra?
E se os versos doessem mastigados
Entre dentes que mordem o vazio?

(Mais perguntas, amor? Antes calados.)

------------------------------------------------------------

Nota: O meu agradecimento muito especial a quem me cedeu estes poemas.
Por incrível que pareça, estes poemas não constam nos meus muitos livros 'desarrumados'. Até ao momento, são os únicos publicados, que não possuo.

27 Comments:

Blogger mariabesuga said...

Por todas as razões, como sabes, sou suspeita para fazer qualquer tipo de comentário...
Só te felicito.

Bj

8:23 da tarde  
Blogger Licínia Quitério said...

Ainda bem que fizeste esta publicação. Muita gente desconhece o trabalho poético do Saramago.
Bom fim de semana.
Beijinhos.
Licínia

9:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oi Manuel!

Vim agradecer a sua visita ao Tudo Azul e gostei muito do que vi por aqui. Ótimos poemas.

Eu também fiquei contente de saber que tenho um leitor na terra de meus avós. Gosto muito de Portugal, que já visitei 2 vezes. Infelizmente não tenho contato com os parente que ficaram aí.

Obrigada!

Ritoca

9:52 da tarde  
Blogger Wisper said...

mais uma vez a qualidade impera neste blog!

deixo-te aqui o meu mail: caturra@iol.pt usa semore que quiseres

beijinhos

10:58 da tarde  
Blogger Ana said...

Divulgar a poesia, e em especial aquela menos conhecida, é uma das vantagens da blogosfera. E Saramago foi uma boa surpresa... só lhe conhecia a prosa.
Um beijo, Manuel.

3:24 da tarde  
Blogger Carla said...

Não conhecia poesia em Saramago e foi uma agradável surpresa - parabéns pelas escolhas.
Bom fim-de-semana.

3:37 da tarde  
Blogger Saramar said...

Manuel, boa tarde.
Mas isso é tão lindo, que não consigo parar de ler. É maravilhoso!
Sabe, eu não conhecia os poemas de Saramago, só a prosa.
Obrigada, querido por esses presentes.
Beijos e um lindo final de semana.

4:06 da tarde  
Blogger Saramar said...

Ah! voltei.
Permita-me copiar esse poema do Astronauta para o meu blog de política? Tem muito a ver com o que aconteceu por aqui recentemente.
Obrigada.

Beijos

4:07 da tarde  
Blogger almadepoeta said...

Bom fim de semana amigo.
Um beijo

5:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gracias por visitarme.

Muy bellos poemas.

6:28 da tarde  
Blogger Ash said...

Tenho que confessar que desconheço a obra de Saramago prosa e poética.

Beijinho e bom fim de semana.

10:10 da tarde  
Blogger Miguel said...

Muito bem, Manuel!

Bom resto de FDS!

Bjks da Matilde

1:50 da tarde  
Blogger Indianguman said...

hola manuel, también anduve por aquí.
creo que el portugués es el más bello idioma del mundo
lástima no entenderlo completamente :)

un besito

5:02 da tarde  
Blogger Heloisa B.P said...

UMA EXCELENTE CAMINHADA NA ROTA DO *POEMA*!!!!
EXCELENTES POETAS!
cheguei AQUI* atraves do BLOG de minha AMIGA *ANA* (Encosta do Mar) e voltarei SEMPRe que me seja oprtuno!
Cordiais Saudacoes!
Heloisa B.P.
************

6:03 da tarde  
Blogger Sentires Cruzados said...

Encontrei o «De Propósito» através de um outro blog..

Os «Poemas Possiveis» do Saramago, foi o primeiro livro dele que li.

Gostei da tua escolha, parabéns.:)

8:48 da tarde  
Blogger Verena Sánchez Doering said...

que maravilla de poesia
no sabes como disfruto de ellas
es la vida misma que se vive de alguna forma, solo dejando hablar el alma y buscando el aire puuro que a veces nos falta
desde donde Serrat canta y a mi me encanta te doy las gracias por llegar ahi
a serrat lo conoci y me encanto y pasoa ser mi compañero de vida
de alguna forma me ayuda en esos dias que la vida se me pierde, el me toma y me envuelve en sus canciones y logro retomar mo que no se ve muchas veces
mi abrazo y mil gracias
desde el ultimo lugar del mundo un abarzo grande y gracias por tu compañia
que sea una bella semana

besos y sueños

9:39 da tarde  
Blogger Catarina said...

Tenho passado por aqui para apreciar os poemas, sempre tao caladinha!!
Mas é mà educação vir à "casa" dos outros e nem um bom dia deixar, é verdade :):)
Um abraço e uma boa semana!

1:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns pela escolha, Manuel, maravilhosos.
Aqui na terra, a fome continua... a fome de tudo, principalmente de amor, união e convivência fraterna.
Beijo meu.

2:37 da manhã  
Blogger Verena Sánchez Doering said...

gracias por tus saludos en ese espacio donde la poesia da la magia de envolver en versos el alma
la Gabriela Mistral siempre tuvo poesia muy linda y especial
un abrazo y que estes muy bien Manuel, una linda semana


besos y sueños

2:50 da manhã  
Blogger Verena Sánchez Doering said...

uiii tambien visitaste a Amado Nervo, el poema de hoy es lindo.
la realidad del amor esta siempre en que los dos se amen, den y esten siempre juntos con todo y en todo, el amor es una bella razon de razon de vivir
siempre se encuentran personas que mas juegan por sus intereses que vivir de a dos, pero son las menos
un abrazo grande y que sea un linda semana Manuel, gracia spor tu compañia en esos espacio tan mios

2:54 da manhã  
Blogger Verena Sánchez Doering said...

un abrazo y que estes muy bien, no alcance a dejarte un abrazo
aqui va


besos y sueños

2:55 da manhã  
Blogger Pete said...

Manuel do Saramago aprecio mais a parte dos romances, se bem que ele é um escrito versátil.

Um Abraço e boa semana.

10:02 da tarde  
Blogger isabel said...

Confesso que não conhecia a vertente poética de Saramago. Gostei! Tão actual, tão verdadeiro.

Obrigada pela visita :)

11:02 da tarde  
Blogger Heloisa said...

Vim RELER e Agradecer Sua GENTIL VISITA!
Cordiais SAUDACOES!
Heloisa B.P.
**************

2:12 da tarde  
Blogger Ana Luar said...

Confesso... não ser grande fã de Saramago... mas gostei de ler estes poemas. Agradeço-te a visão do outro lado do escritor.

2:36 da tarde  
Blogger Sara MM said...

ena! tantos de uma vez!?!??!
contento-me com o primeiro!!!
muito bem visto... e verdadeiro.. infelizmente :o\
BJss

6:28 da tarde  
Blogger Unknown said...

E fizeste tu muito bem!
Ainda bem que o fizeste...

Beijinhos****

8:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home