segunda-feira, janeiro 15, 2007

A VIDA

Foi-se-me pouco a pouco amortecendo
a luz que nesta vida me guiava,
olhos fitos na qual até contava
ir os degraus do túmulo descendo.

Em se ela anuveando, em a não vendo
já se me a luz de tudo anuveava;
despontava ela apenas despontava
logo em minha alma a luz que ia perdendo.

Alma gémea da minha, e ingénua e pura
como os anjos do céu (se o não sonharam...)
quis mostrar-me que o bem bem pouco dura !

Não sei se me voou, se ma levaram;
nem saiba eu nunca a minha desventura
contar aos que inda em vida não choraram...

João de Deus
1830-1896

35 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tão triste, tão sozinho.
Um beijo
Fica bem
Temp_nua

8:54 da tarde  
Blogger Verena Sánchez Doering said...

que triste y versos llenos de melancolia
te dejo una abrazo con mucho cariño y una linda semana
besitos y cuidate


besos y sueños

9:23 da tarde  
Blogger Madeira Inside said...

HUm...interessante o poema! Não conhecia!
Triste!!

Beijinhos
:)

9:36 da tarde  
Blogger Mayte said...

Hermoso...de verdad tanta belleza en tan poco espacio a veces me abruma...sin dejar de fascinarme.

Mil bikos.

10:05 da tarde  
Blogger BETTINA PERRONI said...

hermoso, pero mucho mas bello el que has dejado en mi blog Manuel... Muchas, muchas gracias por esas palabras tan llenas de vida y dulzura. Gracias por que con ello demuestra que la calidez humana y el cariño de un amigo tienen validez en este mundo cibernético.

Te dejo besitos Manuel, deseándote un excelente inicio de semana

12:00 da manhã  
Blogger Ana said...

De uma tristeza profunda, as palavras que escolheste hoje. João de Deus, excelente poeta, e a sua forma de ver a Vida.
Bjs.

12:58 da manhã  
Blogger redonda said...

Breve paragem só para dizer que para ser mais fácil voltar vou "linká-lo" :)
Um beijinho e uma boa semana.

1:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É tão triste este poema! Tão carregado de desalento e desilusão!

As palavras tocam-nos... É impressionante...

Beijo grande.

12:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

me gustan tus poemas. Saludos desde Miami

1:15 da tarde  
Blogger Dafne said...

Olá Manuel
Gosei muito da escolha deste belíssimo poema de João de Deus.
Triste, mas comovente e intenso.
Um xi grande e fica bem

2:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lindo poema.

Tenha um bom dia

3:21 da tarde  
Blogger venus said...

um poema que retrata a ausencia, a dor/tristeza de perder quem nós gostamos...
belo este poema

5:22 da tarde  
Blogger Leticia Gabian said...

Ai, Manuel...tudo menos mais um poema triste pra ler. Hoje preciso ir atrás de uma boa e velha sonora gargalhada.
Beijinhos

5:43 da tarde  
Blogger Unknown said...

Este poema é de uma melancolia tremenda! Belo, mas triste...
Beijinhos

5:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vim pela primeira vez ao teu blog, e percebi que somos quase vizinhos... :)
Gostei do que encontrei e dos versos por ti deixados neste texto...
Realmente versos bastante tristes fazendo referencia a almas perdidas, separadas pela vida, e pelo tempo...

Beijo.

9:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Joao de Deus ... faz-me lembrar sempre a Cartilha Maternal, que meu pai guardou religiosamente toda a vida.
Beijinho grd, vizinho da minha terra natal :))

10:35 da tarde  
Blogger Verena Sánchez Doering said...

un abrazo Manuel y que estes muy bien
besitos


besos y sueños

11:33 da tarde  
Blogger Sara MM said...

ai.....
:o(


por favor vê se começas a ler e a dar-nos poemas mais "felizes"!??! tá?! :o)


BJss

12:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A tristeza do olhar do grande poeta e pedagogo. Fica bem

8:14 da manhã  
Blogger Caçadora_de_sonhos said...

Triste mas lindo.
Adorei o poema.

10:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio.
Que a morte de tudo que acredito não me tape os ouvidos e a boca.
Porque metade de mim é o que eu grito, mas a outra metade é silêncio.

Que a música que eu ouço ao longe seja linda, ainda que triste.
Que a mulher que eu amo seja sempre amada, mesmo que distante.
Porque metade de mim é partida e a outra metade é saudade.

Que as palavras que eu falo não sejam ouvidas como prece nem repetidas com fervor,
Apenas respeitadas como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimento.
Porque metade de mim é o que eu ouço, mas a outra metade é o que calo.

Que essa minha vontade de ir embora se transforme na calma e na paz que eu mereço.
Que essa tensão que me corroe por dentro seja um dia recompensada.
Porque metade de mim é o que eu penso e a outra metade é um vulcão.

Que o medo da solidão se afaste, que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável.
Que o espelho reflita em meu rosto o doce sorriso que eu me lembro de ter dado na infância.
Porque metade de mim é a lembrança do que fui, a outra metade eu não sei...

Que não seja preciso mais do que uma simples alegria para me fazer aquietar o espírito.
E que o teu silêncio me fale cada vez mais.
Porque metade de mim é abrigo, mas a outra metade é cansaço.

Que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba.
E que ninguém a tente complicar porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer.
Porque metade de mim é a platéia e a outra metade, a canção.

E que minha loucura seja perdoada.
Porque metade de mim é amor e a outra metade... também..

beijocassss Pequenita

6:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ah, o poeta do amor!!
Beijus

7:07 da tarde  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Palavras que elevam...

"Que as asas providentes
de anjo tutelar
te abriguem sempre à sua sombra pura!
a mim basta-me só esta ventura
de ver que me consentes
olhar de longe... olhar"!

(João de Deus)

Beijinhos com carinho

8:13 da tarde  
Blogger Verena Sánchez Doering said...

O.WILDE TIENES POEMAS MAGICOS
YO DIRIA TODOS LOS POETAS SON MAGICOS
GRACIAS MANUEL POR TUS SALUDOS EN POESIA
TE DEJO BESITOS Y QUE ESTES MUY BIEN
UN ABRAZO


BESOS Y SUEÑOS

9:40 da tarde  
Blogger Maria said...

Vim ler-te e deixar-te um beijo

10:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vim cá ler outravez...
Bjs*

10:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que gostoso presente aos que te visitam amigo Manuel. Que jeito bonito de falar:" anuveando; já se me a luz de tudo anuveava...
Ah ! E também obrigado pela sugestão que vou seguir; refiro-me a leitura do " Crime do Padre Amaro.
Aceite um abraço fraternal.

10:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

gracias por tu visita

12:23 da tarde  
Blogger Pryncesazul said...

gracias por visitarme y muy hermoso tu blog pasare mas seguido por aki, cuidate mucho
bye

2:20 da tarde  
Blogger Fúria das Águas said...

Oi querido Manuel, vim te desejar um ótimo fim de semana.
Um beijo
Fica bem

3:07 da tarde  
Blogger eudesaltosaltos said...

Eu espero ainda ter muita vida para viver e, acima de tudo, não só, acompanhada... acho que todos tememos a solidão.... bj

3:08 da tarde  
Blogger veritas said...

Acredito na pureza, na ingenuidade, na beleza, na bondade, na verdade...rejo-me pelos mais nobres valores...mas a vida diz-me...não acredito em almas gémeas!

4:05 da tarde  
Blogger poeta_silente said...

Que belo poema. Toca profundamente os corações. Esta é a verdadeira arte! Aquela que toca, intensa e profundamente os corações de todos. É impressionante como sa reações de cada pessoa ao ler a referida poesia e seus comentários deixam antever seu íntimo. Há os que identificam a dor de um amor perdido, com a beleza do amor que existiu. Fica a melam=ncolia, uma dorzinha que, ao ler o poema, retorna.. mas tb retorna a sensação de ter amado... e esta éa mais forte. Portanto, percebem a beleza da arte literária. Há os que percebem apenas a dor, e refutam... porque n se acostumaram a aceitação das dores da vida... que nos acompanham sempre. E a ppria leitura da dor de outrem, é uma aguda flechada, que não é aceita porque a dor da perda é maior do que o sentimento de ter amado intensamente.
Parabéns. Gostei do Blog e vou voltar.
Miriam

12:51 da manhã  
Blogger Saramar said...

Você me ensinou a gostar de João de Deus.

É tão bonito! Apesar da tristeza imensa, os versos são perfeitos, são lindos.

beijos

5:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom dia, encontrei este blog e adorei, tomei a liberdade de ler alguns posts e não queria deixar passar em branco esta minha passagem.... Adorei o seu blog...

um bom domingo com um sorriso

11:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home